Código da ação:
6
Código de acreditação:
CCPFC/ACC-90101/17
Descrição:
Esta ação justifica-se pela necessidade de consciencializar os docentes para os critérios que subjazem à escolha de livros infantojuvenis de qualidade, fundamentais para uma boa formação leitora dos nossos alunos. Permitirá sensibilizar os docentes para o potencial dos álbuns narrativos nas aulas de línguas estrangeiras e nas disciplinas ligadas às Artes, onde a Literatura nem sempre é utilizada com a frequência e a intensidade desejadas.
Destinatários:
Docentes 200, 210, 220, 240, 300, 320, 330, 340, 350, 600
Tema:Leitura e escrita
Tipologia:
Leitura e Escrita
Modalidade:
Oficina de formação
Objectivos:
- Debater a relação existente entre literatura e ilustração;
- Reforçar as competências técnico-pedagógicas dos docentes na área da promoção da leitura e da literacia visual;
- Conhecer o panorama atual da edição de obras literárias para crianças e jovens;
- Promover uma utilização didática alargada e apurada da literatura infantojuvenil;
- Estimular a cabal interpretação de imagens, de modo a poder, posteriormente, promover a literacia visual dos discentes;
- Facultar sugestões de didatização de livros infantojuvenis de qualidade, produzindo materiais que possam ser úteis à turma de formação e, futuramente, a outros colegas;
- Refletir sobre a Literatura para Crianças e Jovens: entre o papel e o digital.
Duração total de acreditação:
30
Duração presencial:
15
Duração trabalho autónomo:
15
Observações: