O PAPEL DA ILUSTRAÇÃO NA LITERATURA E NA ESCOLA

Código da ação: 6 Código de acreditação: CCPFC/ACC-90101/17

Descrição:

Esta ação justifica-se pela necessidade de consciencializar os docentes para os critérios que subjazem à escolha de livros infantojuvenis de qualidade, fundamentais para uma boa formação leitora dos nossos alunos. Permitirá sensibilizar os docentes para o potencial dos álbuns narrativos nas aulas de línguas estrangeiras e nas disciplinas ligadas às Artes, onde a Literatura nem sempre é utilizada com a frequência e a intensidade desejadas.

Destinatários: Docentes 200, 210, 220, 240, 300, 320, 330, 340, 350, 600

Tema:Leitura e escrita

Tipologia: Leitura e Escrita

Modalidade: Oficina de formação

Objectivos:

- Debater a relação existente entre literatura e ilustração;
- Reforçar as competências técnico-pedagógicas dos docentes na área da promoção da leitura e da literacia visual;
- Conhecer o panorama atual da edição de obras literárias para crianças e jovens;
- Promover uma utilização didática alargada e apurada da literatura infantojuvenil;
- Estimular a cabal interpretação de imagens, de modo a poder, posteriormente, promover a literacia visual dos discentes;
- Facultar sugestões de didatização de livros infantojuvenis de qualidade, produzindo materiais que possam ser úteis à turma de formação e, futuramente, a outros colegas;
- Refletir sobre a Literatura para Crianças e Jovens: entre o papel e o digital.

Duração total de acreditação: 30

Duração presencial: 15

Duração trabalho autónomo: 15

Observações: