ESCREVER PARA APRENDER A LER E A ESCREVER

Código da ação: 5 Código de acreditação: CCPFC/ACC-89824/17

Descrição:

Esta ação surge no âmbito da Didática Específica da leitura e da escrita e permitirá discutir, refletir e conceber práticas pedagógicas específicas do ensino da língua.

Destinatários: Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Tema:Pré-Escolar e 1.º CEB

Tipologia: Leitura e Escrita

Modalidade: Oficina de formação

Objectivos:

•Aprofundar os conhecimentos dos professores relacionados com a escrita;  
•Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas potenciando os benefícios da literacia para a infância como forma de renovação do contexto de ensino e aprendizagem;
•Refletir e debater as potencialidades de diferentes metodologias na aprendizagem da escrita;
• Discutir, oralmente e por escrito, o(s) processo(s) de investigação /indagação sobre algumas temáticas específicas do ensino da língua;
• Elaborar processos de ensino da produção escrita;
•Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas no âmbito da escrita;
•Refletir sobre o impacto da avaliação de processo na aprendizagem da escrita;
•Planificar atividades para avaliar os conhecimentos relativos à produção textual;
•Identificar as potencialidades do processo de monitorização para a melhoria do trabalho da escola.
•Fomentar a troca de experiências, de conhecimentos e ideias. 
•Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias e práticas no âmbito do processo de ensino da escrita.

Duração total de acreditação: 30

Duração presencial: 15

Duração trabalho autónomo: 15

Observações: